quinta-feira, 19 de maio de 2022

Penso assim quanto a usar parafernálias do Windows no Linux

 

Hoje lendo em minhas redes sociais (telegram ou fóruns) vez ou outra nos deparamos com pessoas que decidem usar o Linux, mas negam-se a largar velhos hábitos. Eu, não vou criticar os aplicativos e muito menos a vontade de se usar o sistema da Microsoft, o caso é, são sistemas distintos que por sua vez tem programas, aplicativos distintos.

Tentar usar algum sistema baseado em Unix e querer instalar nele aplicativos com extensões ".EXE" é o mesmo, que dar murros em ponta de faca, da mesma forma poderíamos querer ter e usar um terminal Linux no Windows e querer que ele funcione, isso "nunca" irá acontecer. A conversa rolava em torno da pergunta: "Alguém já instalou e conseguiu usar o Photoshop no Linux"?

Não vou negar que em alguns casos se consegue por intermédio do Wine; Lutris; Playonlinux executar esses aplicativos, porém, com tantas ferramentas livres disponíveis, porque ficar dando os tais muros nas pontas das facas? É ilógico, já que eu teremos várias questões contra, licenças, o aplicativo não irá funcionar como funciona no Windows por divergência de bibliotecas.

Quando é bem mais fácil e prático, usar o que temos a mão. Nota-se que de uns tempos para cá, foi crescente a opção pelo uso de alguma distribuição Linux, não sei se por causa de jogos, ou mesmo pela máxima de que o Windows ao passar dos anos vem se tornando cada vez mais e mais pesado para computadores modestos, fazendo com que o usuário tenha que fazer nova aquisição de equipamento a cada nova versão. Justamente por isso e, parafraseando um amigo @osenhordabusca, o Linux tem uma documentação de fazer inveja a qualquer enciclopédia.

Isso faz com que o usuário em pouco tempo possa se adaptar a qualquer ferramenta disponível em sistemas livres. Seja livre, use Linux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O começo é sempre melhor com um bom bate papo

  Dia desses eu estava me metendo a Webmaster no Blogger e ferrei com tudo no meu "bloco de notas" antigo, o cara já vai lá compra...