domingo, 30 de abril de 2023

Sobre manter o Linux no seu computador

      Gente manter uma distribuição Linux no seu computador é hoje em dia podemos dizer que seja a tarefa mais agradável e amena. Na atualidade os mantenedores das distribuições Linux vem tendo a tarefa árdua para que nós usuários tenhamos o pacote de facilidades sempre a mão, seja em qual distribuição se for usar.

Claro ainda há aquelas que tomam de certo tempo da parte do usuário no pós instalação, porém o trabalho árduo foi por conta da grandiosa comunidade Linux espalhada ao redor do mundo, documentando, traduzindo, enviando patchs e enfim, colaborando para que todos distintamente tenham acesso a informações das mais básicas ao avançado uso do Linux. Um exemplo disso é o Wiki Archlinux traduzido para 31 idiomas.

Mas tudo vai muito além de documentação, facilidades, erros e acertos, há uma coisa que ressalto como uma das mais importantes no mundo livre do Linux é a comunidade, que seja onde for, está pronta a te auxiliar sanando duvidas e até "achismos", como o que muitas vezes eu mesmo tive e tenho. 

Manter uma distribuição Linux é saber que sempre irá se encontrar tudo o que precisa sem ter que visitar inúmeros site baixando softwares muitas vezes de procedência duvidosa, tudo o que está nas lojas de aplicativos do Linux passam por uma equipe QA, verificando qualidade para nós os clientes/usuários e tudo de forma gratuita (lembrando que gratuito, não quer dizer que não envolva custos), mas tudo chega a nossa mão fácil e livre.

Nas cidades por onde passo sempre incentivo, instalo, dou as primeiras noções básicas para que mais e mais pessoas conheçam o poder e vantagens que temos em usar Software Livre.

Para isso deixo aqui meus mais longínquos agradecimentos a tantos que fazem o Software Livre valer a pena, mas também é claro deixo minhas congratulações por ordem alfabética aos que conheço daqui do Brasil que fazem do SL algo mais especial ainda, meu muito obrigado:

Alessandro Ebersol (AgentSmith PCLinuxOS Brasil); Dr. Antônio (Tota); Bruno Gonçalves (BIGBRUNO), Barnabé di Kartola; Dr. Danylo Sá (danylosá); Luiz (Sparkdf) Dr. Marcelo Pugliesi (Galactus); Marcelo Alves, Hugo Leal, Francis Ricardo (ahhh sai do alfabetismo); (PHOENIX90); (PHENIX); Rafael Rusche (rruscher) Jorgebadad a são tantos e tantos outros que além da lista ficar extensa..., ops meu velho amigo Tovarishch, sempre e sempre sou e serei grato a tantos e a estes amigos em particular por tanto terem me aturado, valeu pessoal, papo-de-boteco no domingo!

Saúde e força jovem BIGBRUNO!

Até a próxima..., quem sabe!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O começo é sempre melhor com um bom bate papo

  Dia desses eu estava me metendo a Webmaster no Blogger e ferrei com tudo no meu "bloco de notas" antigo, o cara já vai lá compra...