sexta-feira, 7 de abril de 2023

Descobrir a data de instalação do seu Linux

 Para descobrir a data de instalação da sua distribuição Linux existem algumas maneiras graças ao terminal Linux, vamos mostrar algumas dessas maneiras aqui e, claro isso é independente da distribuição que você use.

Abra o terminal (Ctrl+Alt+T) o atalho vem por padrão na maioria das distribuições (pelo menos as que usam o Plasma) e vamos conhecer algumas delas agora:

ls -lct /etc | tail -1 | awk '{print $6, $7, $8}'

                             

 Nessa primeira opção, já não mostra o ano o que, para distribuições Rolling Releases que podem permanecer por muitos anos com apenas uma só instalação não é muito informativa.

sudo tune2fs -l /dev/sda1/ | grep crea

Essa outra opção mostrada no comando acima também irá servir para quem usa sistemas de arquivos padrões ext3; ext4..., eu como uso BTRFS não terei informação nenhuma do comando como também mostro abaixo:



Como pode ser visto acima o comando não se dá muito bem com BTFS.

Então o que eu mais prefiro é o comando abaixo descrito, que é o last+wtmp:

last -f /var/log/wtmp | grep "wtmp"

 


 Neste comando pode ser visto, dia da semana, dia do mês, hora e ano da instalação do sistema.
Mas agora vamos voltar ao primeiro comando mencionado aqui e agora iremos adicionar a sintaxe "a":

ls -alct /| tail -l|awk '{print $6, $7, $8}'

 

Que lhe dará dia, mês e hora de início e final da instalação, ou seja meros 4 minutos no meu caso:

 
Mais acima falei do tune2fs agora vamos falar do Dumpe2fs mas, que também não irá funcionar no meu
no meu sistema de arquivos, portanto lhes passo apenas o comando: 
sudo dumpe2fs -h /dev/sdaX | nl 

Onde o "X" equivale ao número da partição em que o linux está instalado.

Espero que isso lhe seja útil de alguma forma.

Fontes:
tune2fs ; dumpe2fs ; Linux Man Pages 

Até a próxima..., quem sabe 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O começo é sempre melhor com um bom bate papo

  Dia desses eu estava me metendo a Webmaster no Blogger e ferrei com tudo no meu "bloco de notas" antigo, o cara já vai lá compra...