sexta-feira, 14 de abril de 2023

RTL8188FTV no kernel 6.1 LTS Manjaro e BigLinux

 Seguindo com meu adaptador wifi Realtek Semiconductor Corp. RTL8188FTV de ID 0bda:f179 que para usá-lo no kernel 6.1 LTS do Manjaro ou BigLinux vamos trocar o driver explicado > nesta outra dica < 

Para começar não remova nada, no próprio kernel 5.15 execute os comandos abaixo:

sudo mhwd-kernel -i linux61 ; pamac build -k 8188fu-supremegamers-dkms-git

O comando irá instalar o kernel e cabeçalhos necessário no seu Manjaro ou BigLinux, claro que essa dica serve apenas para aqueles que da mesma forma que eu estão usando a versão com o linux515; para depois clonar e configurar o pacote do AUR, seja paciente pois conforme o caso pode demorar um pouco.

 Terminada a tarefa, por completo, reinicie seu sistema e estará logado no kernel mais atual 'linux61' e com isso, seu equipamento estará logado

Agora, você pode usar ambos os kerneis, mas que na verdade eu removo o mais antigo pelo motivo de que sem o driver 8188-kelebek o dispositivo não funcionará e assim, seria um kernel desnecessário, para remover o kernel mais antigo, novamente no terminal use o comando abaixo:

sudo mhwd-kernel -r linux515

Fontes:  https://forum.manjaro.org/ e https://forum.biglinux.com.br/

 Até a próxima..., quem sabe?!

 



Um comentário:

O começo é sempre melhor com um bom bate papo

  Dia desses eu estava me metendo a Webmaster no Blogger e ferrei com tudo no meu "bloco de notas" antigo, o cara já vai lá compra...